Sterlayni Duarte
Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública com pesquisa em concepções e políticas de leitura e formação de leitores. Possui três especializações: Psicopedagogia Gestão de Projetos Culturais Literatura Contemporânea. Graduada em Pedagogia. Atualmente faz graduação em Design com habilitação em Moda. Possui capacitação em Teatro na Educação pela Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes, formação em dança clássica, contemporânea e de salão e formação em Organização Profissional (Personal Organizer). Escreve profissionalmente desde 1992. É contista, poeta e dramaturga. Membro da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT). Possui textos literários publicados no Jornal O Estado de Minas, suplemento infantil Gurilândia. É autora de 8 livros, sendo 7 de literatura infantil e 1 teórico sobre produção criativa. Participou de 6 antologias como poeta publicadas pela Academia Mineira de Letras e pela Páginas Editora. Ministra cursos, oficinas e palestras sobre leitura, escrita, organização pessoal e profissional, artesanato e criatividade para profissionais de todas as áreas. Atua na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte desde agosto de 2001. Tem experiência na área de Educação (mais de 20 anos), com ênfase em Psicopedagogia, Alfabetização, Matemática, Arte (literatura, escrita criativa, dança e teatro) e multiletramentos. Tem experiência (mais de 30 anos) em dança e teatro como bailarina, atriz, professora e coreógrafa. Trabalhou como professora alfabetizadora de 1º ciclo e no 2º ciclo em escolas municipais e estaduais de Belo Horizonte. Trabalhou no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais como professora das séries iniciais e como apoio pedagógico ministrando Oficinas de Alfabetização. Fez parte da equipe do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte atuando como formadora de professores de 1º e 2º ciclos e na produção de material pedagógico para o Projeto de Intervenção Pedagógica. Fez parte da equipe da Política Pedagógica, Formação e Publicações e do Núcleo Educomunicação e Cultura Digital da Diretoria de Educação Integral na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte atuando como formadora de monitores e coordenando os grupos de estudos Leituras na Educação Integral e Fim de Semana com Leitura. Fez parte da equipe de orientadores de estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) promovido pelo Mec - Ministério da Educação em 2013 e em 2014 como coordenadora municipal. Em 2017 e 2018 atuou como formadora de mediadores de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática do Programa Novo Mais Educação promovido pelo MEC. Em 2020 e 2021 atuou na equipe de Promoção da Leitura e do Livro da Gerência de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte como formadora dos profissionais da educação com temáticas relacionadas à leitura e escrita criativa além do desenvolvimento e acompanhamento de projetos de leitura desenvolvidos pelas escolas. Atualmente trabalha na equipe da Gerência de Coordenação da Educação Infantil e Núcleo de Alfabetização e Letramento. É criadora da Metodologia Transfocal Criativa (MTC) que engloba as áreas de leitura, organização, criatividade e produção. É artesã com criação e produção de peças em crochê, tricô e bordado.
Comentários
Postar um comentário